Logistica Reversa para Eletrônicos tem projeto piloto aprovado em São Paulo

A Subprefeitura Lapa, na região de São Paulo, inaugurou no começo de Maio, o projeto-piloto para recolher eletrônicos de pequeno porte, eletroportáteis e eletrodomésticos, como geladeiras. Esse projeto, faz parte de um acordo de cooperação, firmado entre o Brasil e o Japão, possibilitou a implantação do programa inédito de logística reversa no setor de eletroeletrônicos.

Denominado como DESCARTE ON, programa-piloto executado dentro do Projeto para Melhoria da Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos (REEE) no Brasil, dará destinação aos eletrônicos que não são mais utilizados dentro das residências, como por exemplo o liquidificador, a televisão antiga ou a geladeira que não está mais funcionando. Para dar uma identidade ao projeto, um robô apelidado de DESCARTES, está sendo usado como o mascote da iniciativa, de forma lúdica para atrair também a atenção das crianças, que são o futuro do planeta e buscar sua conscientização.

O acordo de cooperação reúne a Japan International Cooperation Agency (Jica) e os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

O projeto-piloto, que envolverá lojas e shoppings paulistanos, “poderá trazer informações que auxiliem na negociação do acordo setorial de eletroeletrônicos, ainda em aberto”, avalia a diretora substituta de Ambiente Urbano do MMA, Sabrina Andrade. Segundo ela, essa parceria entre os governos do Japão e do Brasil ajudará a sensibilizar o cidadão para a importância do descarte correto do resíduo elétrico e eletrônico.

Poderão ser descartados todos os equipamentos eletrodomésticos, como liquidificadores, espremedores, ferros de passar e os eletrônicos de pequeno porte, tais como aparelhos de áudio e vídeo, laptops e celulares. Os objetos descartados nas lojas devem ter até 60 centímetros de largura, 50 centímetros de comprimento e 75 centímetros de altura. O grande diferencial desse projeto, está para o descarte dos resíduos da linha branca, como eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras, freezers, TVs e lavadoras de roupas. A coleta desses materiais será feita nas casas das pessoas e está prevista para começar em breve.

 

Fonte: http://www.mma.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>