Angela Barbarulo

SÓCIA FUNDADORA

Advogada formada em Direito na Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Especializada em Direito Ambiental pelo Instituto Nacional de Estudos Ambientais Avançados (INEAA).

Auditora Ambiental com registro no IEMA (Institute of Environmental Management & Assessment – Inglaterra). Mestre (MBA) em Gestão Ambiental – Laboratório Nacional de C. Científica (LNCC /MCT – Proenco Brasil).

Mestranda em Engenharia e Tecnologia Ambiental na Fundação Universitária Iberoamericana da Universidade de Lion – Espanha.

Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT – Coordenação-Geral de Mudanças Globais de Clima).

Consultora com registro do IBAMA n. 441328.  Membro Efetivo da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP no ano de 2003. Foi representante da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP no CADES (Conselho Ambiental Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo) no ano de 2003. Membro da Associação dos Advogados Ambientalistas (ABAA).

No ano de 2011, Dra. Angela, foi eleita pela Who’sWhoLegal –  The International Who’s Who of Business Lawyers –  entre as melhores advogadas da área de direito ambiental do Brasil.

Autora de diversos artigos publicados em revistas e livros especializados na área de direito ambiental.

Idiomas: Português, Inglês.

Telefone: +55 11 2597-7550 Ramal 24
Fax: +55 11 2597-7552
E-mail: angela.barbarulo@leisambientais.com.br

PUBLICAÇÕES:

2004 – Direito Ambiental: Enfoques Variados

A irreversível evolução tecnológica colocou em xeque os valores fundamentais do ser humano com sua realidade histórica: a de animal racional responsável pela manutenção, prosperidade e harmonia do ecossistema. A Dra. Angela Barbarulo participou deste trabalho com a publicação do artigo “Dano Ambiental e a Teoria do Risco Integral”.

 

 

 

2005- Direito Ambiental: Visto por Nós Advogados

A obra aborda questões ambientais adotando o ponto de vista da advocacia. São apresentadas no livro diversas temáticas atuais e relevantes, envolvendo questões tanto de direito material como processual, sempre relacionadas ao meio ambiente e sua tutela, de modo a trazer aos especialistas e leigos a visão contemporânea dos advogados que militam a favor da defesa do patrimônio ambiental brasileiro. A Dra. Angela  Barbarulo participou deste trabalho com a publicação do artigo “Resíduos Sólidos Serviços de Saúde: Gerenciamento, responsabilidades e diminuição dos custos”.

 

2011- Direito Ambiental do Global ao Local

Direito Ambiental – do global ao local é livro escrito pela Dra. Angela Barbarulo que retrata as atribuições e competências dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), constituído de forma inovadora, desde 1981, pelos órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e pelas fundações do Poder Público, todos responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.

É diante dessa nova ordem jurídico constitucional que o livro visa a analisar, de forma global, as atribuições e competências delegadas aos entes locais para a proteção ambiental. Esta obra apresenta, como estudo de caso, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, ressaltando que é a municipalidade que representa a esfera do governo brasileiro mais próxima à vida do cidadão e às questões de seu dia a dia e que, por isso, o conhecimento de sua atuação oferece a todos nós a oportunidade de participar deste desafio global inerente às questões ambientais.