Aberta consulta pública para exploração da Bacia dos Solimões

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, abre até o dia 18 de março de 2016 a consulta pública relativa à Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) da Bacia Sedimentar Terrestre do Solimões, localizada na Amazônia. A avaliação ambiental é um processo de análise da aptidão de uma região às atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, que produz recomendações à outorga de blocos exploratórios e ao licenciamento ambiental. É possível manifestar-se, sobre o Termo de Referência que orientará a contratação de consultoria técnica para avaliar ambientalmente a bacia em relação à exploração de petróleo e gás natural.

Podem participar da consulta pública empresas de consultoria, órgãos ambientais, organizações não governamentais, instituições de ensino e pesquisa, e instituições governamentais, além de possíveis interessados no assunto. Os documentos para participar podem ser acessados na pagina da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A Bacia dos Solimões é um santuário ecológico em plena floresta amazônica, com a maior reserva provada de gás natural do Brasil. Em 2013 a Petrobras informou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ter descoberto um reservatório de óleo e gás em um dos poços em que realiza prospecção na Bacia do Solimões, no Amazonas.

A exploração na bacia ganhou um novo alento quando, em 1978, depois de cerca de 60 anos de atividade, foi descoberta a primeira acumulação comercial, de gás, em Juruá. Em 1986, na região do Rio Urucu, foi encontrado o primeiro campo de hidrocarboneto líquido. Em vista dos fatores geológicos favoráveis que apresenta, a bacia pode ser considerada bastante atrativa do ponto de vista exploratório. Por ser ainda pouco perfurada, grandes volumes de hidrocarbonetos podem ser descobertos com uma campanha exploratória mais intensa.

 

Fonte: http://www.mma.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>